sábado, 29 de agosto de 2009

Exercícios de Fixação ( Literatura) Segundo Período

BOM TREINO!

1- O Realismo e o Naturalismo, estilos de época contemporâneos na literatura
brasileira, têm características que os aproximam e características que os distinguem. Das
opções abaixo, há uma que não é verdadeira. Isso ocorre em:

a) Enquanto o Realismo tende para uma visão biológica do homem, o Naturalismo tem
uma acentuada tendência e preferência por temas da patologia social.
b) O Naturalismo considera o homem um ser idealizador e sonhador.
c) Os personagens, tanto das obras realistas, quanto das obras naturalistas, são tipos concretos,
vivos, frutos da observação.
d) Os autores realistas e naturalistas privilegiam em suas obras a descrição, em vez da
narração.
e) Os autores realistas e naturalistas preferem retratar, em suas obras, a vida contemporânea,
a sua época, a retratar o passado.

2- Ao final do último capítulo de Casa velha, o narrador fala para o
leitor:
“Compreendi que tudo estava acabado. Félix padeceu muito com esta notícia; mas nada
há eterno neste mundo, e ele próprio acabou casando com Sinhazinha. Se ele e Lalau foram felizes, não sei; mas foram honestos, e basta”.

ASSIS, Machado de Casa velha.

Das características que se segue, assinale a que se relaciona com o texto acima.
a) Visão psicológica do narrador.
b) Visão realista da vida.
c) Visão romântica de Félix.
d) Visão positiva do homem.

3- “A enferma era uma senhora viúva, tísica, tinha uma filha de quinze ou de dezesseis anos, que estava chorando à porta do quarto. A moça não era formosa, talvez nem tivesse graça; os cabelos caíam-lhe despenteados, e as lágrimas faziam-lhe encarquilhar os olhos. Não obstante, o total falava e cativava o coração. O vigário confessou a doente, deu-lhe a comunhão e os santos óleos. O pranto da moça redobrou tanto que senti os meus olhos molhados e fugi. Vim para perto de uma janela.
Pobre criatura! A dor era comunicativa em si mesma; complicada da lembrança de minha mãe,
doeu-me mais, e, quando enfim pensei em Capitu, senti um ímpeto de soluçar também (…)
A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há
pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora; (…) As tochas acesas, tão lúgubres na ocasião,
tinham-me ares de um lustre nupcial… Que era lustre nupcial? Não sei; era alguma coisa contrário
à morte, e não vejo outra mais que bodas.”

* Considere as afirmações.

I. Na descrição da filha da viúva (segundo período), o narrador-personagem apresenta
um atitude romântica.
II. No fato narrado, o protagonista sobrepõe o mundo imaginário às circunstâncias objetivas
da realidade circundante.
III. O texto foi extraído de romance brasileiro da primeira metade do século XIX.
Assinale:

a) se todas estiverem corretas. d) se apenas I e III estiverem corretas.
b) se apenas II estiver correta. e) se todas estiverem incorretas.
c) se apenas II e III estiverem corretas.

4- Escreva 3 caracteríticas do Naturalismo.

5- Que autor se destacou no Realismo e foi o autor de Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas?


Gabarito

1-b 2-b 3-b 4- Determinismo, Cientificismo, Animalização do homem. 5- Machado de Assis

Exercício de Fixação (Produção Textual) Sexto período.

BOM TREINO!

Redação ENEM 2001

"Conter a destruição das florestas se tornou uma prioridade mundial, e não apenas um problema
brasileiro. (...) Restam hoje, em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental perdeu 99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; a África, 92%; a Oceania, 78%; a América do Norte, 66%; e a América do Sul, 54%. Cerca de 45% das
florestas tropicais, que cobriam originalmente 14 milhões de km quadrados (1,4 bilhão de hectares), desapareceram nas últimas décadas. No caso da Amazônia Brasileira, o desmatamento da região, que até 1970 era de apenas 1%, saltou para quase 15% em 1999. Uma área do tamanho da França desmatada em apenas 30 anos. Chega."

Paulo Adário, Coordenador da Campanha da Amazônia do Greenpeace.

"Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro
quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira
mundial. (...)
Conta-se que Mahatma Gandhi, ao ser perguntado se, depois da independência, a Índia perseguiria o estilo de
vida britânico, teria respondido: "(...) a Grã-Bretanha precisou de metade dos recursos do planeta para alcançar sua
prosperidade; quantos planetas não seriam necessários para que um país como a Índia alcançasse o mesmo
patamar?"
A sabedoria de Gandhi indicava que os modelos de desenvolvimento precisam mudar.

O planeta é um problema pessoal - Desenvolvimento sustentável.

"De uma coisa temos certeza: a terra não pertence ao homem branco; o homem branco é que pertence à terra.
Disso temos certeza. Todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Tudo está associado.
O que fere a terra, fere também os filhos da terra. O homem não tece a teia da vida; é antes um de seus fios. O que quer que faça a essa teia, faz a si próprio."

Trecho de uma das várias versões de carta atribuída ao chefe
Seattle, da tribo Suquamish. A carta teria sido endereçada ao
presidente norte-americano, Franklin Pierce, em 1854, a propósito de
uma oferta de compra do território da tribo feita pelo governo dos
Estados Unidos.
PINSKY, Jaime e outros (Org.). História da América através de textos. 3ª ed. São
Paulo: Contexto, 1991.

Estou indignado com a frase do
presidente dos Estados Unidos, George Bush.

“Somos os maiores poluidores do
mundo, mas se for preciso poluiremos mais para
evitar uma recessão na economia americana”.

R. K., Ourinhos, SP. (Carta enviada à seção Correio da Revista
Galileu. Ano 10, junho de 2001).

Com base na leitura dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitoshumanos.

Observações:
• Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua.

O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrativa.

Exercícios de Fixação (Gramática) Quarto período.

BOM TREINO!


“Sem data
Há seis ou sete dias que eu não ia ao Flamengo. Agora à tarde lembrou-me lá passar antes de vir
para casa. Fui a pé; achei aberta a porta do jardim, entrei e parei logo.
‘Lá estão eles’, disse comigo.
Ao fundo, à entrada do saguão, dei com os dois velhos sentados, olhando um para o outro.
Aguiar estava encostado ao portal direito, com as mãos sobre os joelhos. D. Carmo, à esquerda,
tinha os braços cruzados à cinta. Hesitei entre ir adiante ou desandar o caminho; continuei parado
alguns segundos até que recuei pé ante pé. Ao transpor a porta para a rua, vi-lhes no rosto e na
atitude uma expressão a que não acho nome certo ou claro: digo o que me pareceu. Queriam ser
risonhos e mal se podiam consolar. Consolava-os a saudade de si mesmos.”
ASSIS, Machado de. Memorial de Aires. In: Obra Completa. Rio de Janeiro, Aguilar, 1989.


1- UFR-RJ Em “Consolava-os a saudade de si mesmos.”, o autor está empregando a linguagem:
a) denotativa.
b) coloquial.
c) conotativa.
d) paradoxal.
e) sinestésica.

“Esparadrapo
Há palavras que parecem exatamente o que querem dizer. “Esparadrapo”, por exemplo. Quem
quebrou a cara fica mesmo com cara de esparadrapo. No entanto, há outras, aliás de nobre
sentido, que parecem estar insinuando outra coisa. Por exemplo, ‘incunábulo*’.”

QUINTANA, Mário.
Da preguiça como método de trabalho. Rio de Janeiro, Globo 1987 p. 83.

*Incunábulo: [do lat. Incunabulu: berço] Adj. 1 – Diz-se do livro impresso até o ano de
1500./S.m. 2 – Começo, origem.


2. UFR-RJ A expressão “quebrar a cara” é largamente empregada na língua portuguesa com
sentido conotativo. O vocábulo que melhor traduz o emprego conotativo dessa expressão é:
a) fracassar;
b) desanimar;
c) machucar-se;
d) destruir.
e) desistir;


“Memórias de um Sargento de Milícias (fragmento)
No capítulo XIII, intitulado Escapula, o Leonardo havia sido detido pelo Major Vidigal, mas,
driblando a escolta, no caminho para a prisão, consegui fugir.
O trecho abaixo reproduzido é parte desse capítulo e aborda, entre outras coisas, o sentimento
do Major frente à situação.
‘O Major Vidigal fora às nuvens com o caso: nunca um só garoto, a quem uma vez tivesse posto
a mão, lhe havia podido escapar, e entretanto aquele lhe viera pôr sal na moleira; ofendê-lo em
sua vaidade de bom comandante de polícia, e degradá-lo diante dos granadeiros. Quem pregava
ao Major Vidigal um logro, fosse qual fosse a sua natureza, ficava-lhe sob a proteção, e tinha-o
consigo em todas as ocasiões. Se o Leonardo não tivesse fugido, e arranjasse depois a soltura por
qualquer meio, o Vidigal era até capaz, por fim de contas, de ser seu amigo; mas tendo-o deixado
mal, tinha-o por seu inimigo irreconciliável enquanto não lhe desse desforra completa.
Já se vê pois que as fortunas do Leonardo redundavam-lhe sempre em mal; era realmente um
mal naquele tempo ter por inimigo o Major Vidigal, principalmente quando se tinha, como o
Leonardo, uma vida tão regular e tão lícita.’”

ALMEIDA, Manuel A. de. Memórias de um Sargento de Milícias. São Paulo, FTD, 1992.

3. UFMS O texto literário utiliza a língua de maneira criativa e original; por isso, muitas
vezes, uma leitura nos surpreende, pois certas palavras e expressões apresentam significados
novos ou fora do comum, e devem ser entendidas no contexto em que se encontram,
sob pena de a compreensão do texto como um todo ficar prejudicada. Nesse sentido,
a expressão fora às nuvens, na 1ª linha, indica que o Major ficara:
a) indiferente.
b) enfurecido.
c) eufórico.
d) meditativo.
e) envaidecido.


4. UFMS Leia o texto abaixo, extraído de um ensaio sobre Memórias de um Sargento de
Milícias.

“Prodígio de humor e ironia, isento de qualquer traço idealizante, no romance não há lugar
para as tintas sentimentais e heróicas nem para o abuso de peripécias inverossímeis, tão do gosto
do romance romântico da época...”

WALDMAN, Berta. O romântico fruto de uma pisadela e de um beliscão,
em Memórias de um Sargento de Milícias, ed. citada.


Identifique entre as alternativas abaixo, retiradas do fragmento transcrito do romance, a
seqüência que apresenta sentido claramente irônico.
a) se o Leonardo (...) arranjasse depois a soltura.
b) em sua vaidade de bom comandante de polícia.
c) uma vida tão regular e tão lícita.
d) fosse qual fosse a sua natureza.
e) inimigo irreconciliável.

5- Escreva 3 exemplos de homônimos homógrafos e parônimos.


Gabarito

1-c 2-a 3-b 4-c

Exercícios de fixação (Gramática) Segundo Período.

BOM TREINO!

1-Cefet-RJ

“É com imenso prazer que entrego em suas mãos os Parâmetros (1) Curriculares Nacionais de quinta a oitava séries. Um trabalho que foi cuidadosamente elaborado e discutido com educadores de todo o país para atualizar e dar um novo impulso (2) à educação fundamental. Cumprimos, com este ato, a obrigação (3) de oferecer aos professores (4) brasileiros as informações (5) necessárias para a organização do processo de ensino-aprendizagem e uma ajuda concreta para sua prática cotidiana.”
MEC.
Não é núcleo de objeto direto:
a) “Parâmetros” (1).
b) “impulso” (2).
c) “obrigação” (3).
d) “professores” (4).
e) “informações” (5).

2-U. F. Uberlândia-MG Assinale a alternativa em que a palavra em destaque está determinando o sujeito.
a) “Sem olhar para o Félix, sentia-o subjugado.” (M. de Assis)
b) “... e foi esse livro que me meteu em brios. Achei-o seguramente medíocre...” (M. de Assis)
c) “Pretas e moleques espiavam-me, curiosos, e creio que sem espanto...” (M. de Assis)
d) “Aqui teve ele um gesto quase imperceptível de orgulho molestado; achou naturalmente
esquisita a curiosidade de um estranho.” (M. de Assis)

3- U. Santa Úrsula-RJ Observe o seguinte trecho do poema “Homem comum”, de Ferreira
Gullar:

“Ando a pé, de ônibus, de táxi, de avião
e a vida sopra dentro de mim
pânica
feito a chama de um maçarico.”
No trecho lido, o termo “pânica” tem o seguinte valor sintático e semântico:

a) predicativo do sujeito — sentido de assustada.
b) predicativo do sujeito — sentido de estática.
c) adjunto adnominal — sentido de amedrontada.
d) adjunto adverbial de modo — sentido de apavorada.
e) predicativo do sujeito — sentido de esquecida.


4-U. E. Ponta Grossa-PR O sujeito oracional NÃO foi analisado corretamente em:

(a) “As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais”—
Sujeito simples anteposto ao verbo.

(b) “Nos dez primeiros anos deste século havia uma mania pop em Paris” – Sujeito simples
Posposto ao verbo.

(c) “Em conseqüência, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores” – Sujeito
indeterminado.

(d) “Os pilotos e os inventores eram reconhecidos nas ruas” – Sujeito composto anteposto
ao verbo.

(e) “Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz” – Sujeito simples posposto ao
verbo.

5. FEI-SP Observe o trecho “(…) mas não vejo a fé. E por que não aparece a fé nesta casa?”
Os sujeitos dos verbos grifados são respectivamente:

a) sujeito inexistente e sujeito oculto.
b) sujeito composto e sujeito simples.
c) sujeito simples e sujeito composto.
d) sujeito simples e sujeito oculto.
e) sujeito oculto e sujeito simples.

6- PUC-PR Observe a frase que segue:
“Não posso lhe garantir que todos estarão presentes à sua festa de formatura”.

Do enunciado acima, pode-se afirmar que a parte destacada desempenha a função de:
a) sujeito de posso;
b) objeto direto de posso;
c) objeto indireto de posso;
d) objeto direto de garantir;
e) objeto indireto de garantir.




7- FEI-SP Observe a oração: “Fabiano ia satisfeito”. O termo em destaque assume a função
de:
a) predicativo do sujeito.
b) objeto direto.
c) adjunto adverbial.
d) adjunto adnominal.
e) agente da passiva.


GABARITO
1-d 2- c 3- a 4-c 5-e 6-d 7a

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Conteúdo Programático.( Referente ao mês de Agosto)

Segundo Período

*Gramática:
Sintaxe.
_ Frase.
_Oração.
_Período.
Termos da oração.
_Sujeito e classificações.
_Transitividade verbal.

*Literatura:

_Realismo (características, autores e obras).

_Naturalismo (características, autores e obras).


*Interpretação:

_Crônica (conceito e características).
_Conto (conceito e características).
_Análise de textos.


Quarto Período

*Gramática

Semântica
_Sinonímia
_Antonímia
_Homonímia
_Paronímia

*Interpretação:

_Denotação.
_Conotação.
_Polissemia.
_ Análise de textos.

Sexto Período

*Produção de textos:

Dissertação

_Título e tema.

_Opinião.

_Organização de ideias.

_Argumentação.

BOM APROVEITAMENTO!