1-Cefet-RJ
“É com imenso prazer que entrego em suas mãos os Parâmetros (1) Curriculares Nacionais de quinta a oitava séries. Um trabalho que foi cuidadosamente elaborado e discutido com educadores de todo o país para atualizar e dar um novo impulso (2) à educação fundamental. Cumprimos, com este ato, a obrigação (3) de oferecer aos professores (4) brasileiros as informações (5) necessárias para a organização do processo de ensino-aprendizagem e uma ajuda concreta para sua prática cotidiana.”
MEC.
Não é núcleo de objeto direto:
a) “Parâmetros” (1).
b) “impulso” (2).
c) “obrigação” (3).
d) “professores” (4).
e) “informações” (5).
2-U. F. Uberlândia-MG Assinale a alternativa em que a palavra em destaque está determinando o sujeito.
a) “Sem olhar para o Félix, sentia-o subjugado.” (M. de Assis)
b) “... e foi esse livro que me meteu em brios. Achei-o seguramente medíocre...” (M. de Assis)
c) “Pretas e moleques espiavam-me, curiosos, e creio que sem espanto...” (M. de Assis)
d) “Aqui teve ele um gesto quase imperceptível de orgulho molestado; achou naturalmente
esquisita a curiosidade de um estranho.” (M. de Assis)
3- U. Santa Úrsula-RJ Observe o seguinte trecho do poema “Homem comum”, de Ferreira
Gullar:
“Ando a pé, de ônibus, de táxi, de avião
e a vida sopra dentro de mim
pânica
feito a chama de um maçarico.”
No trecho lido, o termo “pânica” tem o seguinte valor sintático e semântico:
a) predicativo do sujeito — sentido de assustada.
b) predicativo do sujeito — sentido de estática.
c) adjunto adnominal — sentido de amedrontada.
d) adjunto adverbial de modo — sentido de apavorada.
e) predicativo do sujeito — sentido de esquecida.
4-U. E. Ponta Grossa-PR O sujeito oracional NÃO foi analisado corretamente em:
(a) “As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais”—
Sujeito simples anteposto ao verbo.
(b) “Nos dez primeiros anos deste século havia uma mania pop em Paris” – Sujeito simples
Posposto ao verbo.
(c) “Em conseqüência, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores” – Sujeito
indeterminado.
(d) “Os pilotos e os inventores eram reconhecidos nas ruas” – Sujeito composto anteposto
ao verbo.
(e) “Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz” – Sujeito simples posposto ao
verbo.
5. FEI-SP Observe o trecho “(…) mas não vejo a fé. E por que não aparece a fé nesta casa?”
Os sujeitos dos verbos grifados são respectivamente:
a) sujeito inexistente e sujeito oculto.
b) sujeito composto e sujeito simples.
c) sujeito simples e sujeito composto.
d) sujeito simples e sujeito oculto.
e) sujeito oculto e sujeito simples.
6- PUC-PR Observe a frase que segue:
“Não posso lhe garantir que todos estarão presentes à sua festa de formatura”.
Do enunciado acima, pode-se afirmar que a parte destacada desempenha a função de:
a) sujeito de posso;
b) objeto direto de posso;
c) objeto indireto de posso;
d) objeto direto de garantir;
e) objeto indireto de garantir.
7- FEI-SP Observe a oração: “Fabiano ia satisfeito”. O termo em destaque assume a função
de:
a) predicativo do sujeito.
b) objeto direto.
c) adjunto adverbial.
d) adjunto adnominal.
e) agente da passiva.
GABARITO
1-d 2- c 3- a 4-c 5-e 6-d 7a